Separador Site.png

Portal dos Pais

A quarentena que estamos vivendo por causa do COVID-19 (Coronavírus) está nos impondo muitos desafios:

 

* Ir e vir já não é tão simples;

* A busca pela sobrevivência tentando manter o emprego ou a atividade laboral autônoma;

* O comércio de rua fechado, o que obrigou muita gente que ainda não fazia parte do ambiente digital, buscar uma forma de se incluir nele,

* E algo que está mexendo com a tranquilidade das famílias: a educação dos filhos.
Olhar para o filho ou a filha em casa e abrir o material da escola se tornou um desafio. Muitos pais agora se deram conta de como é difícil acompanhar o educando em sua formação.

A atividade que antes era exercida por um ou alguns professores e parecia algo simples e menosprezado em nossa sociedade, passou agora, a ser visto como algo complicado.
E é compreensível que as dificuldades sejam ainda maiores que as dos professores, pois muitos pais precisam cuidar dos afazeres domésticos ou mesmo estão trabalhando de casa e agora se veem com mais uma tarefa se impondo, afinal, todos temos consciência de que não podemos perder esse ano. Para a criança e para o futuro de uma nação a educação, mais do que nunca, se mostra essencial.
Os pais e também os alunos não querem perder um ano letivo. Doravante é necessário estudar em casa.

Contudo, estar em casa, cercado de tantas distrações: TV, brinquedos, a cama, o smartphone, o notebook e as guloseimas que saem da cozinha ou escondidas na dispensa da casa criam o ambiente desfavorável para quem precisa continuar com os estudos. Alia-se a isso o despreparo da maioria dos pais o resultado é catastrófico.

A nossa cultura fez com que os pais, ao precisarem sair de casa para trabalhar, buscassem na escola a parceira ideal para não só ensinar, mas também cuidar, proteger e alimentar seus filhos.

 

O combo ficou grande e caro... ainda assim, possível. Hoje com o isolamento social as crianças voltaram para seus tutores. Eles precisam entender que em determinados horários as crianças querem comer, em outros querem (e precisam) brincar, em outros querem dormir. Alguns pais tentam sistematizar as atividades num papel e penduram na geladeira como diretriz educacional do lar.

Outros simplesmente desistiram ou não conseguiram acompanhar seus filhos.

 

Até que tudo volte à normalidade, o Grupo Brum vai orientar à distância as famílias e aos alunos.

 

E é com muita esperança em dias melhores e muita fé em nosso Criador que dizemos: Vai passar! E em breve estaremos juntos novamente.

 

"Escola e família: uma parceria positiva".

SEÇÃO DOS PAIS.png
LOGO - arte final - GRUPO BRUM.png
Separador Site.png

Abaixo o PNA (Política Nacional de Alfabetização): Uma plataforma do Ministério da Educação com orientações aos pais e tutores para este momento que estamos vivendo e que aponta para as possibilidades de aprendizado nos lares.
E à seguir algumas plataformas interessantes para baixar material, criar interações e dar suporte para os responsáveis pelo ensino doméstico.

 

PNA = Política Nacional de Alfabetização

 

Acesse aqui os materiais de orientação e saiba como incorporar as práticas de Literacia Familiar ao seu dia a dia.

 

Uma das ações do programa Conta pra Mim é a disponibilização de um Guia para as Famílias e uma série de vídeos, os quais contêm orientações e dicas simples e diretas para que você comece o quanto antes a colocar em prática estratégias de Literacia Familiar.

Saiba mais: clique aqui

Baixe em PDF o guia de orientação para os pais

"Leia para uma criança" (Banco Itaú)

Uma série de livros infantis que cabe na bolsa, no bolso e até na palma da mão: fica dentro do celular.
Assim, dá para ler para uma criança em qualquer momento e em qualquer lugar.

Canal Online para divulgação de Cursos Gratuitos, Livros, Apostilas e informações úteis para estudantes e professores.

50 Atividades de montagem para imprimir

O MEC (Ministério da Educação) tem a sua página no Youtube com vários conteúdos interessantes aos pais, educadores e gestores de escola.

Como aproveitar o tempo com as crianças em casa?

Página do MEC (Ministério da Educação) no Youtube com várias playlists sobre educação, literatura, palestras, ações do governo na área da educação.

1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe).

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

 

Produto Digital para apoiar a Alfabetização de crianças, jovens e adultos.

O Palma Escola é um APLICATIVO EDUCACIONAL COMPLETO para apoiar a alfabetização inicial de crianças, jovens e adultos, executado em tablets e/ou smartphones.

Melhores jogos gratuitos de matemática para crianças e adultos.
Idiomas: inglês, espanhol, alemão, italiano, português
Características :
- Jogos de adição
- Jogos de subtração
- Jogos de multiplicação e tabelas de multiplicação
- Divisão jogos e divisão tabelas

UMA OUTRA VERSÃO (VISÃO) DA HISTÓRIA DO BRASIL.